segunda-feira, 3 de março de 2014

Especial Semana da Mulher: PITTY!

Olá, pessoas! (:

Merecidamente, aí vai a minha edição especial em comemoração, homenagem e apoio ao dia internacional da mulher!
Mas, antes de ir ao que interessa [MÚSICAAA!! \o/], acho importante falar brevemente sobre o tema, não apenas como feminista nata, mas, pra contextualizar essa data ainda hoje tão polêmica... E também te questionar: Qual a diferença entre homem e mulher?
Permita que eu te faça outra pergunta (composta, rs): As mulheres são historicamente segregadas, discriminadas, inferiorizadas... Mas, pare e pense: Por quê? O que todos esses ortodoxos e falsos moralistas tem de concreto, pra definir esse desnível de valores entre os sexos?
Desde que você se entende por gente, você, seu pai, seu avô, seu tataravô e toda essa galera que a gente conhece nas aulas de história, sempre encararam a mulher como “do lar”, incapaz de tomar posições de comando, de ser tão capaz quanto o homem, em todos os aspectos... Bom, sem delongas, é pra isso que serve o dia da mulher: Pra te lembrar de que, independente do que a cultura nos impõe, as mulheres são tão capazes e merecedoras quanto os homens, em tudo! 
E, embora não sejam minoria, tem um histórico até hoje muito poderoso de desvalorização (óbvio que você já ouviu, ou se pegou dizendo: “mulher tem que se dar o valor!”, como se o respeito devesse ser conquistado, enquanto o homem é integro e nobre, até que prove o contrário... ).

Então, fica aí o meu apelo: Seja honesto e igualitário. Não apenas (se é que isso acontece, rs) no dia internacional da mulher, mas sempre. Considere a força da mulher, desde sempre encarregada de cuidar da casa, limpar, deixar tudo em ordem, dar a vida! Cuidar, criar e formar (no sentido de caráter) seus filhos, trabalhar tão arduamente quanto qualquer um, pra ainda hoje ganhar menos, ter menos credibilidade, oportunidades, reconhecimento, respeito, presa a estereótipos medievais... 
O feminismo é isso! Não tem a ver com odiar homens, tem a ver com igualar direitos, conceitos, desconstruir o MACHISMO, este sim, é hostil ao gênero oposto.



Bom, pensando em tudo isso, deixo esse clipe, tanto pra ilustrar o tema, quanto justificar a minha escolha. (:



É isso aí, a minha homenageada é a baiana Priscilla Novaes Leone, libriana, mais conhecida como PITTY! <3

Eu estava numa dúvida cruel entre falar dela, ou da Alanis Morissette (meu primeiro amor platônico – risos) outra grande mulher! Mas por fim, escolhi esse álbum pra homenagear pelo contexto. 
Eu tinha lá meus 13 anos e já era fã da 89fm, ouvia a toda hora... Foi quando ouvi tocar “máscara” e fiquei muito empolgada em ver uma banda com vocal feminino, (o que ainda hoje é a grande minoria) e com uma música tão interessante, mensagem de atitude, fiquei muito interessada na banda e procurei o CD pra comprar. Óbvio que eu não tinha grana pra comprar um original, então comprei pirata mesmo, rs. Eu simplesmente me apaixonei pela obra completa! Cada música. E foi a primeira vez na minha vida que me lembro de ter me convencido de que um álbum era perfeito.


O fato é que o álbum é realmente fantástico! E a Pitty “adentrou” esse mundo “masculino” (considere a maioria dos músicos de rock, e o que essa maioria pensa quando veem/ouvem rock tocado por mulheres) de forma graciosamente firme! A começar pelo título do álbum, inspirado na obra de Aldous Huxley, que já demonstra a sofisticação da influência na composição da faixa-título, a atitude crítica e pegada forte do rock n’ roll, a influência que a obra teve numa época em que nada de novo estava aparecendo e acontecendo, bandas consagradas tentavam sem sucesso se renovar, mas nada de realmente empolgante acontecia...
A estreia foi um sucesso! Produzido por Rafael Ramos, com o som pesado da guitarra de Peu Souza (falecido =/), Joe no baixo e Duda Machado na bateria, com baladinhas mais calmas também, como "Equalize" (parceria da cantora com o ex-guitarrista Peu Sousa), e "Temporal"... Faixas muito originais, temas densos, pela gravadora independente DeckDisk, rendeu mais de 370 mil cópias vendidas, e lançou como single 6 das 11 faixas.
No ano passado o álbum completou 10 anos desde seu lançamento e foi criado um vinil em comemoração, com a bolacha roxa! Muito style.


Em ordem cronológica, foi o terceiro single a ser lançado em radio, e entrou pra trilha da infinita telenovela Malhação. Som pesado, riffs super envolventes e bem dispostos ao longo das “falas” da vocalista... Uma música que fala da evolução interna de uma pessoa, que aprendeu com a vida a buscar dentro de si mesma seus interesses, mas se depara com esse interesse quase mortífero que as pessoas têm sobre a vida alheia, não percebendo que alimentam uma fogueira a qual também estão amarrados...
“Cada um em seu casulo, em sua direção
Vendo de camarote a novela da vida alheia,
Sugerindo soluções/ Discutindo relações
Bem certos que a verdade cabe na palma da mão
Mas isso não é uma questão de opinião!
Isso é só uma questão de opinião.”

Quer final mais filosófico que isso? Rs.

Faixa-título e segundo single lançado do álbum, inspirada no já citado livro "Admirável mundo novo". Rock puro! Crítica nada velada ao sistema capitalista, ao controle que o sistema exerce sobre as pessoas, nos dizendo como ser, pensar, falar, agir, o que ler, comprar, beber... Numa posição em primeira pessoa, como um soldado coagido, incorporado a um exército que ele não escolheu defender.

Enfim, primeiro single do álbum, "abrindo alas" para a banda, diretamente às prateleiras e rádios de rock. Ao mesmo tempo que critica a máscara que as pessoas usam sobre si mesmas, fingindo uma personalidade falsa, que na verdade gostariam de ter/ser, é também um clamor à originalidade e transparência, um grito pelo valor da naturalidade, sem fingimento, nem personagem.

Quarto single do álbum, parceria entre Peu Sousa e Pitty, música de maior sucesso da carreira até hoje. Uma baladinha romântica (a única do CD) que também tem seu lado "heavy". A obra perfeita para um romance perfeito. 

5. O Lobo
Mesmo não sendo lançado como single nas rádios, fez sucesso na trilha da telenovela "metamorphoses" - Rede Record. É um rock bem cru, cheio de ironia, citando Thomas Hobbes, com "O homem é o lobo do homem". Afirmação incontestável, considerando nossa altíssima e incontrolável capacidade de auto-destruição.

Essa é aquela música que soa quando você se lembra daquela sua briga no colégio... Quem nunca? (Se nunca brigou, com certeza ao menos ficou no portão de saída, pra ver o circo pegar fogo...).
Rock rápido, envolvente, chega a dar aquela adrenalina, aquela vontade de entrar no coro "porradaaa, porradaa!!"

Som mais "sombrio" do álbum. Fala de irmandade, de "sentir" ao invés de pensar, de identificação. Me lembra muito In Bloom, a mensagem.

A música mais zen do CD, também não virou single, mas entrou em novela global, ou seja, caiu nas graças do público. E com toda razão, ela é muito linda! Toda harmoniosa, calminha, ao violão, vocal mais comedido, sensível. Retrato da evolução interior, introspecção, paz de espírito, calma. 

Rock mais rapidinho, cru. Não conheço a real inspiração da Pitty pra essa composição, mas meu palpite seria fácil o Clube da Luta, rs. 
"Eu possuo muitas coisas/ E nada disso me possui".

Lançada como websingle. Rapidinha, pegada meio psicodélica com um solinho de cítara, recheada de metáforas. Uma fuga de toda a falsidade e hipocrisia em volta...
"I Wanna be away from here (eu quero estar longe daqui)/ Quando essa bomba explodir!"

 Quinto single nas rádios, música pra pensar na vida, no tempo correndo, uma urgência quase profética! 
"Esse pode ser um último dia de nossas vidas/ 
Última chance de fazer tudo ter valido à pena". 
"Não deixe nada pra semana que vem/ Porque semana que vem pode nem chegar." 
Inevitável ouvir e não pensar no andamento que temos dado à nossa vida, no quanto estamos realizando, dizendo, arriscando o quanto desejamos. Faz pensar se temos feito a vida valer a pena.

Aqui o áudio do álbum completo...


E um viva à força da mulher!! 
Abraço!

5 comentários:

  1. Faz parte da minha adolescência tbm. Adorei o texto Ju, mto emblemática sua escolha. o/

    ResponderExcluir
  2. \o/ Vlw Caio!! Mal pude acreditar quando percebi que já fazem 11 anos... rs.

    ResponderExcluir
  3. Vale mencionar também a sofisticação da letra O Lobo, em que há a célebre frase de Thomas Hobbes "O Homem é o Lobo do Homem".

    ResponderExcluir
  4. BTW, parabéns Ju! esse post foi excelente.
    "O feminismo é isso! Não tem a ver com odiar homens, tem a ver com igualar direitos, conceitos, desconstruir o MACHISMO, este sim, é hostil ao gênero oposto."
    A menção à canção desconstruindo Amélia coube perfeitamente. Aliás, música maravilhosa!
    Sobre o disco da Pitty, nem tenho o que dizer. Concordo com vc. é um album Perfeito!

    ResponderExcluir