terça-feira, 18 de março de 2014

O Rappa - Rappa Mundi (1996)

Eis que em 1996 a banda O Rappa lança o seu segundo disco de estúdio, o "Rappa Mundi". Disco este responsável pela introdução da banda no cenário musical brasileiro e por grandes sucessos, como Pescador de Ilusões, A Feira, Miséria S.A., O Homem Bomba e Eu Quero Ver Gol. A produção do disco fica por conta de Arnolpho Lima Filho, ou apenas Liminha, ex baixista da banda Os Mutantes e conhecido produtor musical. O disco foi lançado, novamente, pela Warner Music.


1 - A Feira

A letra composta por Marcelo Yuka fala sobre o tráfico de drogas, citando os clientes que compram as "ervas", o fato de não ser autorizado e ter de fugir do "Rappa", afirmando que quem fornece a droga ganha mais e que a clientela é vasta (Vem maluco, vem madame/ Vem Maurício, vem atriz/ Prá comprar comigo). Apesar da letra não ser nem um pouco ortodoxa, a música teve grande destaque no ano de seu lançamento, e nos anos seguintes, caindo na boca do povo.

"É dia de feira
Quarta-feira
Sexta-feira
Não importa a feira
É dia de feira
Quem quiser pode chegar"

2 - Miséria S.A.

Eu entendo essa música como sendo uma pessoa entrando em um ônibus ou trem, que seja, e pedindo esmola.

"Senhoras e senhores estamos aqui
Pedindo uma ajuda por necessidade
Pois tenho irmão doente em casa
Qualquer trocadinho é bem recebido"

3 - Vapor Barato

Composta por Jards Macalé e Waly Salomão, Vapor Barato ficou conhecida na voz da cantora Gal Costa. Em 1996, a música ganha novamente destaque, dessa vez na voz de Marcelo Falcão.

"Sim!
Eu estou tão cansado
Mas não pra dizer
Que eu estou indo embora
Talvez eu volte
Um dia eu volto
Quem sabe!
Mas eu preciso
Eu preciso esquecê-la"

4 - Ilê Ayê (Que Bloco é Esse)

Ilê Aiyê é o mais antigo bloco afro do carnaval da cidade de Salvador, sendo conhecido como o primeiro bloco afro do Brasil. Na sua primeira apresentação, no carnaval de 1975, o Ilê Aiyê apresentou a música Que Bloco é Esse, de Paulinho Camafeu. Música esta regravada pela banda O Rappa para o disco do qual comento. A música, uma de minhas favoritas, trata do orgulho de ser negro.

"Branco, se você soubesse o valor que o preto tem.
Tu tomava um banho de piche, branco e, ficava preto também.
E não te ensino a minha malandragem.
Nem tão pouco minha filosofia, porquê?
Quem dá luz a cego é bengala branca em Santa Luzia aí aí Meu Deus."

5 - Hey Joe

Composta por Billy Roberts em 1962, Hey Joe ganhou destaque em versões de grandes bandas/cantores, como The Leaves, Jimi Hendrix e Patti Smith. No brasil, a banda O Rappa, em parceria do rapper Marcelo D2, gravou uma versão traduzida e adaptada. A música foi uma das responsáveis por inserir a banda no mercado musical brasileiro, além de ser uma de minhas favoritas de todos os textos (e de me fazer meus olhos marejarem todas as vezes que a escuto, o que está acontecendo neste momento).

"Menos de 5% dos caras do local
São dedicados a alguma atividade marginal
E impressionam quando aparecem nos jornais
Tapando a cara com trapos
Com uma uzi na mão
Parecendo árabes árabes árabes do caos.
Sinto muito cumpadi
Mas é burrice pensar
Que esses caras
É que são os donos da biografia
Já que a grande maioria
Daria um livro por dia
Sobre arte, honestidade e sacrifício, sacrifício
Arte, honestidade e sacríficio"

6 - Pescador de Ilusões

Tida como o maior sucesso da banda O Rappa, a faixa foi composta por Marcelo Yuka e teve dois grandes momentos de sucesso: no lançamento do "Rappa Mundi" e do "Acústico Mtv - O Rappa". A música pode estar falando da vida e de como este é um processo solitário e de que podemos encontrar as respostas nas pequenas coisas. Somos todos pescadores de ilusões, nesse grande emaranhado de ilusões compartilhadas. Há quem diga que Yuka falava de seu sonho de fazer sucesso, de gravar um disco que estourasse no Brasil. Eu gosto de pensar que a música trata de alguém que sonha com algo, que está encontrando dificuldades em conquistar seu sonho e "ainda assim estar pronto pra comemorar".

"Se eu ousar catar
Na superfície
De qualquer manhã
As palavras
De um livro
Sem final! Sem final!
Final
Valeu a pena
Êh! Êh!
Sou pescador de ilusões"

7 - Uma Ajuda

Nada a declarar (me julguem).

8 - Eu Quero Ver Gol

Paixão de Falcão e Xandão, Eu Quero Ver Gol fala nada mais, nada menos, do que futebol. Entende-se que personagem da canção é carioca, fanático por futebol, praia e farra. O perfil tipico de um morador de favela carioca. O que ele quer mesmo é só ver o time dele ganhar, ele vai torcer, xingar, vai passar sua vibração pro seu time ganhar.

"Méier-copacabana é o bonde ideal,
No ponto final o rebu é total
Pular pela janela pro bonde é normal
Zuando no asfalto, zuando na areia"

9 - Eu Não Sei Mentir Direito

Uma das letras mais divertidas da banda, Eu Não Sei Mentir Direito fala de um cara que não consegue mentir e que, mesmo assim, se dá bem na vida. Vejo a música como uma crítica ao famoso "jeitinho brasileiro".

"Que se manifestava naturalmente difícil
Ele disse que sou confuso mas sou claro
E é por isso que eu cheguei inteiro até aqui
Justamente eu, justamente eu
Justamente eu que não sei mentir direito"

10 - Homem Bomba

Alguém me disse uma vez que essa música fala do trabalhador que, ao final de cada mês, acende o pavio de uma bomba, entendida como a busca de sobrevivência financeira. Neste período, ele procura formas de se distanciar dos problemas justamente para a bomba não explodir. É uma boa conclusão.

"Como meu sangue nunca vai
Nunca vai, vai virar vinho
No final do mês
Se acende o pavio
Então
Bum! Bum! Bum!
O Homem Bomba"

11 - Tumulto

Acredito que a música fala dos grandes problemas sociais que enfrentamos no Brasil, como a falta de água em certos locais, e de como as pessoas da comunidade tomam para si os problemas do outros. Muitas vezes se envolvendo em tumultos que nem mesmo envolvem toda a comunidade, mas que são combatidos juntos através de manifestações e tudo o mais.

"Tumulto, corra que o tumulto está formado
Vem cá, vem vê, vem cá, vem vê-ê
Que dentro do tumulto pode estar você
Panela batendo, toca fogo no pneu, põe barricada
Velhos, senhoras e crianças
A molecada pula, debocha e dá risada"

12 - Lei da Sobrevivência

Composta por Falcão, a faixa pode estar falando de não deixar o tempo correr, de ficar esperando as coisas acontecerem. É preciso correr atrás, plantar para colher e poder comer bem.

"Eu não quero ficar
Esperando
O tempo passar, passar"

13 - Óia O Rappa

A faixa fala claramente do rapa, grupo de policias que apreendem as mercadorias dos ambulantes.

"Que barra pesada
Os cara tão aí
E a tal turma do Rappa
Rapadura de engolir
Que barra pesada
Os cara tão aí
E a tal turma do Rappa
Vai ser dura de engolir"

Abaixo está uma playlist com todas as músicas do disco. Enjoy! O próximo disco a ser comentado é o "Lado B Lado A"! Até.

4 comentários:

  1. Discásso! Mais uma vez o Rappa veio com um disco extremamente politizado, e um som mais experimental. Mto bom. E realmente, Miséria S.A. é bem o retrato de um pedinte nos trens.

    ResponderExcluir
  2. E aliás, a "Vapor Barato" é mto boa mesmo, o Macalé é um gênio e a Gal interpretando... nossa, de chorar!

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre tive muita dificuldade em ouvir O Rappa por conta do sotaque do Falcão... Eu sempre entendia as letras tudo errado... hahahahaa, "A feira" e "pescador de ilusões" era as campeãs pra mim, rsrs. Mas é inegável a qualidade das composições, sempre mto enigmáticas, cheias de significado... Eu só queria ter entendido mais quando comecei a ouvir, hahahahaha.

    ResponderExcluir
  4. Demais, demais!
    Esse segundo disco é só sucesso atrás de sucesso. Nem tem o que falar.
    Excelente post! Valew!

    ResponderExcluir