quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

EngHaw - 4° Alívio Imediato

Olá, pessoas! :)

Alívio Imediato é o primeiro disco ao vivo da banda, lançado em 1989, no Canecão, Rio de Janeiro. Nessa fase a banda já havia se mudado para o Estado. 
Com relativamente curto tempo de vida/estrada, os EngHaw já experimentavam o sucesso profissional, com público record em shows por todo o país, disco de ouro, a "benção" da crítica, e turnê soviética (feito inédito para uma banda brasileira). 
Ta bom, ou quer mais? rs.



O quarto disco chega anunciando o início de uma pegada mais eletrônica, com "Nau à Deriva", e a faixa-título "Alívio imediato", que, enquanto novidade, são gravadas em estúdio e as demais gravadas durante o show, numa playlist dedicada a uma retrospectiva da trajetória da banda (turnês: Toda Forma de Tour - 86/87, Infinita Tour - 87/88, Variações Sobre a Mesma Tour - 88/89, Alívio e Mídia Tour - 89/90).
Reza a lenda que, provisoriamente, o nome escolhido para o disco era "Tudo Que Uma Banda Pode Oferecer", bem a cara deles, rs. 
Outro fato interessante (e bem bacana!) é que a capa do disco traz a faixa de um fã clube carioca (hoje instinto) "Além dos Outdoors".



1. Nau À Deriva
Faixa inédita, que foi tocada no show de lançamento, mas no disco está na versão de estúdio. Com efeitos mais eletrônicos, mais distorção, teclado, a banda já mostra uma nova tendência para as músicas do próximo disco.
Um dos melhores retratos da solidão que a banda tem. "Talvez um parto/Talvez aborto/Destroços da nave mãe... Longe demais/ do cais do porto/ Perto do caos", é quase palpável a solidão e deslocamento retratadas na música, não que não sejam sentimentos familiares às composições da banda, mas essa é uma das que passa essa ideia com mais intensidade. 
"O meu coração é um porta-aviões/ Perdido no mar, esperando alguém pousar
O meu coração é um porto sem endereço certo/ É um deserto em pleno mar".

2. Alívio Imediato
Também, como a outra inédita "Nau À Deriva", a faixa título "Alívio Imediato" também vem com uma cara mais eletrônica, mais teclado, e embora comece mais mansa, acaba num belo solo de guitarra.
Uma música libertadora, que passa uma mensagem de consolo, aparentemente de um coração partido por alguém que partiu.
"Há um muro de concreto entre nossos lábios/Há um muro de Berlim dentro de mim
Tudo de divide, todos se separam/Duas Alemanhas, duas Coreias/
Tudo de divide, todos se separam".

3. A Revolta dos Dândis I
Diretamente do segundo disco, que a traz como faixa-título, o Gessinger mostra lindamente seu dom de reinventar as músicas a cada disco, tocando o finalzinho numa versão blues super envolvente.

4. A Revolta dos Dândis II
Solo eletrônico, a música do 2°disco ganham a cara do novo, novos efeitos, e a fusão irresistível no finalzinho com a "...Dândis I".

5. Infinita Highway
Ainda do 2° disco, a infinita filosofia de vida chega numa versão mais agitada que no lançamento, a minha favorita, à proposito. *-*

6. A Verdade a Ver Navios
Recente, do ultimo disco lançado, versão curtinha, quase à capela, não fosse um tecladinho de fundo, que vai crescendo num baixo e uma bateria bem pontual...
Reza a lenda que no disco, e primeiras edições em CD, a musica era grafada como "A Verdade a Verd Navios". Algum significado especial, ou mero erro de digitação? 
Never gonna know... rs.

7. Toda Forma de Poder
Direto da primeira faixa, do primeiro disco, a energética música revolucionária que é apaixonadamente acompanhada pela multidão, que se ouve claramente no refrão, e dá o suporte dos "wooowooow's" e "yeaaah-yeaaaah's", palmas e um arranjinho eletrônico novo.

8. Terra de Gigantes
Com a serenidade que jamais perderia, entre um belo arranjo de guitarra, e o coro apaixonado dos fãs, a juventude nessa banda em uma propaganda de refrigerantes, o single do 2° disco volta com o costume Gessingeriano de brincar com as letras a bel prazer. 

9. Somos Quem Podemos Ser
Do disco anterior, num clima igualmente manso, sem deixar a platéia desanimar.
Que outra banda de rock consegue isso? rs.

10. Ouça O Que Eu Digo, Não Ouça Ninguém
Faixa título do 3° disco, com arranjos novos de guitarra e muito coro acompanhando!

11. Longe Demais Das Capitais
Faixa-título do 1° disco, segue a mesma vibe da versão de estúdio, começa pianinho e depois alterna com uma pegada mais rápida, e finalzinho com solo 

12. Tribos e Tribunais
O "bis" do show, do 3° disco, o desfecho merecido! :)


Oficialmente, esse disco não foi filmado, mas o já então mencionado fã clube carioca "Além dos Outdoors", não deixou passar... :)




Em breve... "O Papa É Pop!" 

2 comentários: