A fase 80s do Kiss segue o que foi feito nos últimos álbuns. O arranjo de instrumentos tenta aumentar o peso, porém não a ponto de entrar no metal, ainda está bem dentro do patamar do hard rock. Já a temática das letras segue a cartilha do glam; espalhafatoso, mulherengo e canastrão. Farra e sexo são obviedades, com uso de substantivos apimentados, metáforas úmidas e refrões viscosos.
Vinnie Vincent, agora oficialmente o guitarrista dos
"Exciter" (Paul, Vinnie)
A fricção da guitarra já deixa claro o tipo de ~excitação~ a que Paul se refere: é aquela que "sabe tudo que você quer e precisa, e te dará mais que nunca quando você abrir... seus braços". Sei.
"Not for the Innocent" (Gene, Vinnie)
Agora é a vez do Gene se apresentar, com aquela famosa batida lenta e arrastada, atualizada para os glamourosos anos 80. "Maus hábitos gotejando como mel, línguas lambendo, tranquem suas filhas, estamos chegando" resumem Gene Simmons e seu modus operandi. Solo matador do Vinnie Vincent.
"Lick It Up" (Paul, Vinnie)
O grande hit do disco! Lentão e arrastado quase como nas batidas do Gene, mas com o esganiçado e alucinado Paul nos vocais. Chega de perder tempo, chegaê, vamos aproveitar a noite... "lambe aí"!
"Young and Wasted" (Gene, Vinnie)
Gene ataca novamente, especialista em manipular tentações. Vê as garotas ao seu redor como "moscas em direção à teia, com macaquinhos correndo pelas costas" (taí uma metáfora nova pra um arrepio), vindo em fila para o matadouro, tão "jovens e desperdiçadas".
"Gimme More" (Paul, Vinnie)
"Me dê mais!!!" Tem que explicar mesmo, produção?
"All Hell's Breakin' Loose" (Eric, Paul, Gene, Vinnie)
O outro hit do disco! Finalmente os quatro estão satisfeitos de mulheres (por enquanto). A juventude agora encontra outro canal pra se expressar: a "revolução, a nova sensação, a luta com a instituição" (num disco do Kiss? Pode isso, Arnaldo?) Um arranjo diferente pra uma música do Kiss, com estrofes faladas.
"A Million to One" (Paul, Vinnie)
Pra variar um pouco, Paul desta vez está terminando com a gaja: "pode com o coração brincar / tem alguém melhor que eu / mas você nunca vai achar / um amor melhor que o meu" (sim, tentei rimar na tradução, pra você ver como até o Kiss pode soar piegas! Pronto falei) Paul aproveita pra encaixar um de seus agudos mais longos. Solo matador com tapping e paixonite de motel.
"Fits Like a Glove" (Gene)
Guitarrinha marota na intro.... UH! Gene não quer deixa por menos, tá na pegada, sua "serpente viva e pronta pra morder", mas a mina tá se fazendo de difícil e ele tenta com todos os argumentos levá-la pra "onde o sol nunca bate". Solo matador da "faca quente na manteiga"! E o demônio não fica pra trás e manda seu agudo longo também.
"Dance All Over Your Face" (Gene)
Gene traz novamente sua batida lenta e arrastada, mas para nossa surpresa, desta vez ele foi corneado. Viu "uma mancha de batom do seu beijo", e agora vai se vingar "sapateando na sua cara". Será que era a mesma mina que "servia como uma luva" na faixa anterior? O baixo faz uns licks legais acompanhando o solo.
"And on the 8th Day" (Gene, Vinnie)
E pra fechar o disco, Intro na guitarra bem pra cima, pausa e batida lenta e arrastada do Gene again. As influências progressivas de grandiosidade ficaram na cabeça dele após The Elder, e resultaram nesse hino ao rock & roll, criado divinamente "no oitavo dia".
Mais infos sobre o disco, aqui. E quem não encontrar nas boas casas do ramo pode quebrar o galho no Youtube:
E é isso!
Nossa, esse bagulho exala testosterona... rs. Ótimo post cara, vlw. o/
ResponderExcluirTem muito pela frente ainda... essa "fase glam" (ou fase desgraçada pra alguns) durou aí uns 4 discos... basicamente é a década de 80 inteira
ExcluirHaja testosterona!
Excluir