domingo, 2 de fevereiro de 2014

Cossbysweater



Cossbysweater é o nome do disco do Cossbysweater, ou da Allie Goertz (antes era, agora é o nome da banda, aqui existe uma certa confusão. Mas de qualquer maneira é Cossbysweater, assim mesmo, com dois "S". Cosby sweater com um único "S" e separado é o trio de música eletrônica que acabei de descobrir acidentalmente ao digitar errado (ou certo) no google.

O nome cosbysweater vem do termo cunhado no filme High Fidelith (alta Fidelidade) de 1988, que dizia respeito aos sweaters que Bill Cosby usava no seriado The Bill Cosby Show. Para quem se interessa no assunto aqui um link bem legal: http://www.thecosbysweaterproject.com/

A confusão de nomes não acaba ai. Allie Goertz assumiu o nome Cossbysweater no começo, em seu canal no youtube. Na época ela cantava em uma gravação sem corte, tipo vlog  alguma música que tinha composto, quase sempre sozinha, mas algumas vezes com participações especiais de uma amiga ou de seu gato derrubando coisas. No momento Cossbysweater é o nome da banda. Problema resolvido.

O canal fez sucesso, o pessoal indie adorou a garota de grandes óculos e sweaters feios (estilo cosby, daí o nome). Ela cantava sobre a vida dela, sobre jogos de rpg, hobbits entre outras referências geek e nerd. Como a menina tem carisma, talento e soa extremamente autêntica, o caminho não poderia ser outro, foi para o financiamento coletivo fazer seu cd. Por enquanto seu único disco, mas já existem músicas inéditas em seu blog para mais.

Seu disco de estreia: Cossbyswater, totalmente indie, com todas as faixas entre a cultura pop e o auto biográfico, as vezes as duas coisas, reflete bem os tempos atuais, onde a história pessoal mistura-se com o que está passando na tv. Nem tão atual assim, eu conto poderia contar a minha vida inteira da mesma maneira, de certa forma faço isso no meu blog: pararobo.blogspot.com.br . O som é indie, acompanhado de banda, mas o mais importante são as letras, que são bem destacadas pela voz suave de Allie.

Eis o disco:

1- Comedians: Uma ótima música em vocal suave e violão, bem próxima da gravada para o youtube. Nesta música autobiográfica Allie conta de seus amores platônicos por comediantes, vai citando vários deles, começando cedo, por  Pee Wee Herman (quem lembra dele?). É uma ótima canção de entrada, tão autêntica e simplesmente sincera que não há como não gostar.

2- Good Kid é uma canção de voz, violão e acompanhamento da banda. Esta é uma música sobre Freaks and Geeks, que vai listando os personagens principais da série. Eu nunca assisti a série então estou indo pelas informações da sinopse (sim, wikipedia). Aparentemente a música é sobre Sam Weir e as pessoas com quem ele convive. Mesmo sem conhecer a série é uma ótima música.

3-  Everything´s Coming Up Millhouse: Uma música em voz, violão e (acho) que um violino (sim, sou péssimo nisso e não, não sei o que estou fazendo aqui). Talvez a música mais triste do disco. Ela conta, usando várias passagens dos Simpsons sobre como Millhouse é solitário e triste, sobre seu amor não correspondido por Lisa e como seu melhor amigo, Bart, o usa. Allie canta como se estivesse falando com Millhouse. Então você sabe o que se sente quando os pombos choram.

4- All I Need: Não é só do novo que Allie canta nesse disco, esta música é sobre The Jerk (O panaca) de 1979, primeiro filme de sucesso de Steve Martin. A música tem um bela melodia bem elaborada que destaca bem a letra que descreve os principais fatos do filme como se fosse o protagonista dizendo tudo que fez no filme para conquistar sua amada.

5- Sonny Jim: Uma música que Allie fez para o pai dela, sobre crescer, aprender a andar de bicicleta e balançar alto no balanço. Acho que a música mais sentimental do disco. Mais uma música auto biográfica, e esta praticamente sem referências, apenas Sonny Jim, que eu não descobri exatamente de quem se tratava (existe uma porrada de Sonny Jins por aí).


6- Tonight: Uma bela canção no melhor estilo indie, a primeira música que conheci da Allie Goertz. Tonight conta sobre a nova campanha de RPG que acontecerá esta noite, os problemas são deixados para trás enquanto se mata orcs em batalhas sangrentas, mas quando tudo acaba conta-se o xp e guardam-se os sacos de batatas fritas para o próximo jogo. É fácil ser corajoso quando sua CA é 22.

7. Maeby One Day: Não, não está escrito errado, não é Maybe One Day, é Maeby mesmo, é um trocadilho com o nome da personagem Maeby Funke da série Arrested Development. A música vai passando por vários personagens da série, todos em primeira pessoa, acredito que para quem nunca assistiu Arrested Development é uma música bastante sem sentido, para eu que sou fã da série é incrivelmente divertida. Apenas voz e violão.

8- Song for Ulvaak: Esta é um pouco diferente, Allie goertz não escreveu a letra, ela retirou um trecho do livro: Zombie Spaceship Wasteland de Patton Oswalt e o musicou. O interessante é que o que é uma história de aventura, que aparentemente é de um personagem tomando consciência de que é uma fantasia e atacando o autor do livro. Digo aparentemente pois não tive chance se ler esse livro ainda, uma pena não ter em português. Patton Oswalt cosumamuo bom em séries e filmes em que participa. A música tem um tom mais épico, mas sem deixar de ser indie.

9- Open Letter (to myself): Mais uma música auto biográfica e cheia de referências. Esta é um ótimo exemplo de autenticidade da Allie Goertz. Ela canta como deve ser tolerante com pessoas que gostam de coisas diferentes das que ela gosta. Voz e teclado, em um tom quase de teclado de igreja, o que combina muito com a música. Essa música é cheia de referências, muitas mesmo. Se sua mãe gosta de Glee, não comece uma briga.

10- Stagnant´s Fine: Esta deve ser a única música no disco que não se refere a algo da cultura pop (pelo menos não identifiquei nada), não sei dizer se é autobiográfica e não tem uma versão estilo vlog gravada anteriormente. Voz e violão em uma música triste sobre a farsa de um relacionamento, totalmente indie e de tom mais sério que as outras faixas. O clip é bem legal.


11- Paging Mr. Herman: Uma cantiga sobre o programa Pee Wee´s Play House, Allie descreve tudo que ela poderia fazer no lugar aonde pode ir quando se está triste. É uma música saudosista de um programa que ela via na infância. A parte do título e do último refrão "Paging Mr. Herman" refere-se à um quadro do programa que ficou muito famoso.

12- The Hobbit Song: Quando Allie Goertz lançou o vídeo original desta música, ela cantava,acompanhada de sua amiga Megan Barrett, Sir Ian McKellen (sim, o Gandalf) retwitou o vídeo. Se isso não é selo de aprovação para uma música sobre o Hobbit eu não sei o que é. Cantada em duas vozes, isso fica muito mais claro na versão vlog. Que Odin me perdoe pela heresia, mas esta música é melhor do que "The Balad of Bilbo Beggins" cantada pelo Leonard Nimoy.

13- Never Gonna Give You Up: E para terminar com todas as honras, um cover de Rick Astley. Este cover ficou excelente na voz, backing vocal e violão. E agora duas perguntas:
a) Qual música está tocand na sua cabeça? Sim, eu sabia que era essa.
b) Você gosta de  Never Gonna Give You Up? Eu sei que sim, mas ninguém diz isso em voz alta. Tudo bem, seu segredo está guardado comigo.

Este disco valeu os 7 dólares que paguei pela versão digital, escutei muitas vezes e continuo escutando, é leve, é profundo e autêntico. Recomendo que escute as versões de estúdio e as versões do canal do youtube.

Links:
canal do youtube
página oficial
twitter
facebook

5 comentários:

  1. Legal, né.
    Parece que o mercado para produtos Nerds continua em expansão, e finalmente, os nerds estão tendo espaço para mostrar sua sensibilidade e talento, que vão muito além de rolar dados.
    Mas, fico me perguntando quando isso vai acontecer no Brasil.
    Escutei todas as músicas da Allie, comentadas acima, e não consegui parar de pensar na Clarice Falcão. Musicalmente as duas me soam muito parecidas. Já os temas...

    ResponderExcluir
  2. Um comentário a parte: a versão do Rick Astley ficou sensacional! E sim, eu também gosto do Rick Astley!

    ResponderExcluir
  3. Vou procurar Clarice Falcão. E sim, está em expansão, Existem mais duas bandas que ainda escreverei a discografia aqui nessa pegada Geek/Nerd. O interessante é que comparando as duas já postadas e as que postarei são sonoramente completamente diferentes.

    ResponderExcluir
  4. Apesar das referências citadas, achei bem original. Obrigado por mais uma novidade! \o/

    ResponderExcluir