sábado, 8 de março de 2014

Especial dia da Mulher - Care Bears on Fire - Get Over It.


Como assim ouso escrever sobre uma banda teen cantando problemas adolescentes no dia internacional da mulher. Calma, deixa pra me bater no fim do post, até lá estará tudo esclarecido.

Primeiro pensei em escrever sobre Amanda Palmer, que além de excelente artista é badass e merecia um post, cogitei tantas outras cantoras e bandas, Emilie Autumn, Tori Amos, Gossip,  Lazygummbrik (que era um tipo de power trio japonês numa pegada Rage Against Machine [que também virou um tipo de AudioSlave {então desisti}]). Até na Doro Pesch eu pensei em escrever.  Meu motivo para escolher o Care Bears on Fire entre tantas opções, não diz respeito a importância para o feminismo ou a música, mas sim em minhas capacidades. Não sou grande coisa escrevendo, e sinceramente, como crítico musical sou uma piada. O que sei fazer muito bem é garimpar, por isso trago a vocês Care Bears on Fire, que até o momento não tem nenhum review da banda ou dos discos em português.

A ideia de mulher como conceito é um grande problema, ser humano é plural, sendo assim, homens e mulheres são plural. Quando escutei Care Bears on fire pela primeira vez, como muita gente, foi no encerramento de um episódio de True Blood, com essa cover do Everybody Wants To Rule The World  do Tears For Fears


Fiquei curioso, dei um search no Shazam (ótimo app pra quem gosta de música) e descobri o Care Bears on Fire. Consegui o disco Getr Over Me. Não é o primeiro da banda, mas é o mais famoso.
Era um som basicamente adolescente, mas já vamos voltar ao disco, mas o que me chamou a atenção era a autenticidade, parecia ter mais densidade que um disco teen Disney qualquer.
O motivo disso é que é uma banda autentica.
A banda começou em 2005, originaria do Brooklyn, Nova York, Seu primeiro disco, I Stole your Animal  é de 2007. Do power trio original apenas o baixista saiu, ficando a vocalista/guitarrista   Sophie e a baterista Izzy. Na época do lançamento do primeiro disco com apenas 13 anos. Por isso a autenticidade, são adolescentes compondo e gravando músicas para adolescentes. Mas no especial da semana da mulher? Sim! como disse, mulheres são plural, Care Bears on Fire é uma ótima obra e inspiração para garotas adolescentes, sei que muito do que CBoF canta já foi superado pelos leitores desse blog, mas quando tinham 15 era importante. Muito bom que exista uma banda que funcione para aquelas meninas que praticamente só acham modelos mais velhas que elas na música, ou modelos da mesma idade mas pasteurizados. É muito raro achar material autêntico dessa idade. Garotas seguindo o melhor da tradição punk rock (punks me odiando em 3, 2, 1...) e colocando nisso o próprio universo, que também é universo de muita garota, que até gosta dos Ramones, mas não identifica seus problemas diários na letra da banda.
Uma nota especial para Sophie, que hoje, aos 20 anos é líder de duas bandas e comanda um zine de moda, feminismo e comportamento. O Care Bears on Fire oficialmente ainda existe, mas não lança nada novo desde 2013. o Projeto novo de Sophie e Izzy, Claire's Diary, está indo bem e quem sabe não rola um post sobre ele no futuro.
Links:
Pretendia começar do primeiro disco e fazer a discografia completa, mas a situação atual não me permite gastar 25 paus no itunes store para comprar o primeiro disco da banda. Sem mais delongas, o disco: Get Over It.  

1- Pleaser: Música sobre uma garota que se anula para agradar e ser aceita, traí confianças, faz fofoca e outras coisas para se enturmar. She's the pleaser .  Batida pop punk bem tocada e vocal clean da Sophie, backing vocal da Izzy. 3 acordes e letra simples, no espirito do your self, incluindo o clip estilo power point.
2-  Superteen: Numa pegada levemente vintage, com uuuus no backing vocal e uma batida mais anos 60 ou 70 super teen começa falando de consumismo, na melhor tradição punk, mas quando se espera que a letra vai para algo mais socialista, a coisa dá uma virada e vem algo do tipo, guarde seu guarde seu dinheiro, causar inveja não é mais legal, não são mais os anos 80. Sim, leitores, uma música adolescente sobre poupar dinheiro e ser você mesmo. O mundo é um lugar bem complicado agora, o living, die young nem faz mais sentido.  E mais um clip tipo power point, reparem que são clips oficiais da banda.

3- Everybody Else: Uma música simples no melhor estilo punk rock, a letra sobre não ser como todo mundo, fazer o que se quer e pegar a guitarra e começar a tocar. Punks, vocês ganharam está aqui a prova, mesmo que os mais xiitas odeiem. A letra é simples e obvia? Sophie escreveu essa música aos 11 anos de idade. ela está no EP, primeiro disco e nesse aqui também. O clip é bem legal:
4 - Barbie eat a Sandwich: Musicalmente acho essa um pouco melhor que as anteriores, numa pegada já um pouco mais punk. A letra é sobre o modelo perfeito para as garotas, a Barbie, que não tem conteúdo, é perfeita, mesmo sendo feita de plástico. A vocalista oferece um sanduiche para a Barbie, antes que ela morra. Ou pelo menos uma maçã.
O clip já é clip de verdade: 

5- My Problems: Uma música sobre problemas que não eram problemas. Cabelos alinhados, dentes retos, pele lisa não eram problemas até todos dizerem que eram problemas. A música questiona: Será q mais alguém tem esses problemas q me deixam tão triste? A conclusão  que  não são problemas, que só são assim. Mais uma letra que aos 20 e poucos em diante pode parecer supérflua e aos 15 faria diferença pra muita gente. Mais clip de power point:

6- Hearts Not there: A primeira baladinha do álbum, mais introspectiva, menos punk e com a letra mais elaborada. Uma música sobre ser usada por um cara que ela estava apaixonada, mas foi uma vez só, não acontecerá de novo. 
Adivinha, ppt clip:
7- Gyn Class Haze: Um problema comum aos adolescentes norte americanos, que todos já vimos em séries e filmes, são as aulas de ginástica. A música é sobre a aula acabar, não leve a aula tão a sério. Uma batidinha pop punk bem legal.

8- Boy Song: A música começa com uma ligação telefônica, a garota liga para o garoto para dizer que ele pode ser bom para todas, mas não é bom o suficiente para ela. A garota que não é popular dispensa o popular da escola. Levada punk.
ao vivo:

9- Get Over It: A música título do disco, estranho não ter um clip além do ppt de sempre. Pegada punk, um guia de se recuperar do relacionamento que acabou. "você sabe que é mais forte". Conselhos do tipo, supere isso, não mude para agradar.

10- Violet: Essa música já é mais puxada para o indie, já tem mais a cara do Claire's Diary que viria a seguir. A letra é sobre Violet, já não é tão obvia, a música já é mais elaborada e com variações que as outras músicas do disco.
mais ppt

11- Met You on MySpace: É engraçado como uma música de 4 anos atrás de uma banda adolescente pode parecer tão datada, mas o mundo é isso minha gente, complicado e rápido, sem lugar para lamentar. Na verdade a música é de 2007, ela também estava no primeiro disco da banda. Vamos para a música: Uma batida pop punk legalzinha, agora a letra... tá eu não sei exatamente qual é o sentido aqui. Conhecer um unicórnio no myspace. Pode ser tanto uma brincadeira com myspace e unicórnios (meados dos anos 2000 foi a época dos unicórnios na internet), ou uma letra tipo pedobear alert.
12- You can´t make me: Mais uma música de pegada punk e sobre relacionamentos, a garota sempre está no controle da situação, e não mudará nada pelo garoto.

13- only Know By Name: Essa música tem pausas para diálogos e a melodia bem variada, uma das 3 mais trabalhadas do disco. Ela só conhece ele pelo nome, mudou, vendeu-se, mais tema punk recorrente.
ao vivo:

14- Song About You: Um som sobre você, nunca escuto  oque eu digo, uma música bem legal pra fechar o disco. Uma música punk sobre relacionamentos, sobre escutar o que fala e dar importância.
mais um ppt e chaga:

Considerações finais: É autêntico, passa uma boa mensagem para o seu público alvo, garota adolescentes, tem uma pegada moderna com toda a raiz que o punk e o rock plantaram. Antes de rotular, pense: Sou o público alvo?
Uma boa opção cheia de atitude para garotas, e é para isso que arte, artistas e histórias existem, para identificarmos com elas e tirarmos o melhor da situação. Discorda? Vai discutir com o Joseph Campbell.

9 comentários:

  1. PORRA! [Será que tudo bem baixo calão aqui?] Eu achei genial! Simplesmente DO CARALHO! E, principalmente, no contexto...
    Quantas meninas de 13 anos tem toda essa originalidade, talento, atitude? E isso há 7 anos atras! Quer dizer, ao meu ver, o dia da mulher é uma forma de prender a atenção, homenagear, chamar à reflexão... E eu não vejo exemplo melhor que mulheres (sim, jovens mulheres!) numa puta fase de descobrimento, questionamento, tendo tanta voz, independência... Eu, com treze anos, me sentia um E.T., ainda vestia as roupas que minha mãe escolhia pra mim, achava um saco ser adolescente! rs.
    E as temáticas adolescentes então... Quem nunca teve? E quem não tem ainda? rs. Crise existencial, problemas de ordem amorosa... A merda é que o tempo vai passando e a gente não se permite mais ser "dramático". Mas acho que eu não tomei desse remédio! huehueheu #MariaDoBairro.
    Achei genial seu post!! Abraço.
    P.S.: Pé na porta com: "Everybody Wants To Rule The World"!! Acho que nenhuma outra passaria melhor a mensagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, falando em mãe, no link que coloquei no post, fala da participação da mãe da vocalista na banda, ajudando com as letras e levando as meninas de 11 anos para fazer shows.

      Excluir
    2. Olha aí mais uma grande mulher! Só enriquece e reafirma sua escolha... Numa situação em que muitas mães desestimulariam e até proibiriam... Demais!!

      Excluir
  2. Achei bem legal o post, estas minas fizeram ai com 13 anos, algo que muitas pessoas de 20 e tantos ou mais, não fazem atualmente, serem originais. Fico contente quando vejo adolescentes sendo criativos, da esperança pro futuro...

    Curti o som tbm, da vontade de ter uns 14 anos denovo huhu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado. Sim, é bem legal ver que essa história de geração perdida é só bobagem e papo de velho.

      Excluir
  3. Olooooooko... Essas mina são foda mesmo! Vc tem razão, super original, enérgico, sincero. Adorei a versão pro Tears for Fears! =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que mais me chamou a atenção foi exatamente isso, autenticidade.

      Excluir
  4. Na boa, o clip de Everybody Else é sensacional. Entrou pra minha lista de favoritos (#TopFive)

    Além do que, as meninas (jovens mulheres)são incríveis. Criativas, originais, talentosas, cheias de energia e com conteúdo, o que é melhor.
    Exemplos para garotas que estão nessa fase de descobertas, que dificilmente encontram modelos da mesma idade que tragam atitude e crítica.
    Em geral o que se vê são produtos "pasteurizados" - pra ficar com cara de coisa de menina - ou então os modelos adultos, em geral sexualizados e objetificados.

    É mesmo pra gente ficar feliz e ter certeza de que, como vc disse ali em cima "essa história de geração perdida é só bobagem e papo de velho".
    Excelente escolha, Rogério!!

    ResponderExcluir
  5. Ah sim, e eu nunca tinha ouvido falar em pedobear...

    ResponderExcluir