quinta-feira, 10 de julho de 2014

Kiss - Alive! (1975)

Oi, eu sou o Salinas! Não costumo entrar muito em detalhes sobre discos ao vivo das bandas. Considero apenas o que chamo de "Cânone original": só discos de estúdio (e no caso de artista já falecido, só o que saiu com ele vivo). Sem discos ao vivo, compilações, best of, relançamentos, remasterizados, faixas póstumas, bootlegs... nada disso. Mas desta vez é diferente.

Os fãs do Kiss, depois de 3 discos, foram percebendo que o vinil não passava aquela loucura ensandecida, a performance, os fogos de artifício, as explosões, enfim aquilo. Aí a banda teve a ideia de lançar um disco com os registros ao vivo das performances em show. Se não dava pra pegar a imagem, que pegasse pelo menos o som!

E foi o grande divisor de águas. Uma banda boa, mas que só comia grama e eventualmente acabaria desistindo, com esse disco se transformou num grande nome do rock, ganhando discos múltiplos de prata, ouro, platina, diamante. Ouvir Kiss DISCO A DISCO e não ouvir Alive! é sacanagem!

Eles escolheram 16 músicas, entre diversas gravações feitas durante os últimos meses de shows. O resultado acabou "pendendo" mais para o primeiro disco: quase metade do Alive! veio do disco homônimo, 7 faixas. Botaram quase o disco todo. (Esse disco é muito foda mesmo...) Só ficaram de fora: Let Me Know, Kissin' Time e Love Theme From Kiss.

Outras 5 faixas vieram do Hotter Than Hell. Ou seja, pegaram metade desse disco. Ficaram 5 de fora: Goin' Blind, All the Way, Mainline, Comin' Home e Strange Ways.

E do Dressed to Kill vieram as outras 4 faixas. Resolveram pegar menos músicas desse disco, ficaram 6 de fora: Room Service (pena... eu curto muito essa música), Two Timer, Ladies in Waiting, Getaway (essa também devia ter ido), Anything For My Baby e Love Her All I Can.

Como as músicas já estão todas comentadas nos posts anteriores, vou focar só no que tiver de diferente. Longe de querer ficar apontando eventuais erros ou coisas de disco ao vivo. É só pra marcar presença. Coloquei um pequeno "ícone", baseado nas capas, ao lado de cada faixa. É pra ajudar a saber de qual disco veio cada uma. Quem conhece reconhece!

"Deuce" (Gene, Paul)
Logo na saída J.R. Smalling, o roadie, brada no microfone uma das marcas registradas do Kiss: "Vocês queriam o melhor, vocês terão o melhor! A banda mais quente do mundo... KISS!" As primeiras notas e logo em seguida a explosão com fogos de artifício!

"Strutter" (Paul, Gene)
O "praco-praco-praco-pum" que começou tudo.

"Got To Choose" (Paul)
Um pouco mais rápida que no estúdio. Peter dá umas atrasadas durante a música...

"Hotter Than Hell" (Paul)
No refrão dá pra perceber melhor as vozes modulando. Paul aproveita pra dar uma descansada dos agudos enquanto os outros arrebentam!

"Firehouse" (Paul)
Sirene de bombeiros já começando no último refrão, antes do número do Gene cuspir fogo no finalzinho!

"Nothin' To Lose" (Gene)
Entrou bem mais rápida que no estúdio! Gene manda aquele "plus a mais" no vocal e acaba dando umas esganiçadas... batera dá uma moída extra no solo!

"C'mon and Love Me" (Paul)
Esta as groupies adoram... no show não pode faltar!

"Parasite" (Ace)
Na volta do refrão parece que dá outra desacelerada... eita nóis, Peter! heheh

"She" (Gene, Stephen Coronel)
Versão estendida do riff mais progressivo do Kiss, vindo lá das profundezas da Wicked Lester. Muito legal, parece que vão acabar mas continuam, várias puxadas de tapete... deve mesmo ter sido do caralho pra quem estava lá!

"Watchin' You" (Gene)
O solo aqui também tá mais incrementado.

"100,000 Years" (Gene, Paul)
O registro de um mito: o solo de bateria do Peter Criss. Não espere a virtuosidade de um Neil Peart ou a paudurescência de um Keith Moon mas, porra, parem de zoar o Peter, é um solo do caralho sim.

"Black Diamond" (Paul)
Claro que não esqueceram o final... mas em vez daquela desacelerada de estúdio, é um festival orgásmico de explosões, pra fechar em grande estilo!

"Rock Bottom" (Ace, Paul)
A entrada no violãozinho pro pessoal dar uma respirada né... logo em seguida volta a pauleira com tudo!

"Cold Gin" (Ace)
Paul tem uma pergunta pra geral: quantos aí gostam de saborear o álcool? ...ou será que preferem suco de laranja de caixinha? Logo em seguida vem a resposta, com esta porrada! Ace também incrementou esse solo.

"Rock And Roll All Nite" (Paul, Gene)
Pra botar a galera fervendo antes da saideira!

"Let Me Go, Rock N' Roll" (Paul, Gene)
E pra fechar, "Deixe-me ir, Rock & Roll!" com um último bônus. Quem disse que a galera quer ir embora? "Kiss, Kiss, Kiss, Kiss..." Nesse dia (que, btw, foi daora) o guardinha voltou bem tarde pra casa...

Mais infos sobre o disco, aqui. E quem não estava lá no dia, nem encontrou nas boas casas do ramo, pode quebrar o galho no Youtube:



E é isso!


Um comentário:

  1. Sallinas, só vc pra ter essa criatividade de colocar o ícone de cada disco.
    O do Dressed foi o melhor!

    ResponderExcluir