quinta-feira, 17 de julho de 2014

Kiss 4 - Destroyer (1976)

Oi, eu sou o Salinas! Destroyer vem na esteira do sucesso de Alive!. Pela primeira vez eles lançam um disco como uma banda de verdade, com dinheiro, batendo o pau na mesa. Acabaram-se as vacas magras, agora eles podiam chamar um produtor de peso, como Bob Ezrin, que já tinha trabalhado com Alice Cooper e Lou Reed, pra dar um "up" geral no som. Ele não deixou por menos: incluiu pianos, coros de crianças, filarmônica de Nova York e o cacete a quatro, pro disco ~destruir~ tudo mesmo.

Na capa também puderam contratar um artista pra fazer, de uma vez por todas, algo à altura da banda. O ilustrador Ken Kelly, que também faria capas de discos para o Manowar e outras bandas, e que era conhecido por suas capas para o gibi Conan, foi procurado por Gene. Pediu para vê-los ao vivo para ter inspiração e recebeu um ingresso vip para um show. O resultado final (acima) é uma boa amostra da impressão que ele teve da banda.

Com tudo isso, esqueça aquele som cru, baixo-bateria-guitarra dos primeiros discos. Todos, incluindo o próprio Ezrin, queriam mostrar serviço com os novos recursos musicais, sem perder a pegada Kissística. Este é um dos melhores discos de toda a obra do Kiss!

"Detroit Rock City" (Paul, Bob) 

O cântico dos cânticos do Kiss. O filme Detroit Rock City foi feito anos depois, baseado (não só nesta) música do Kiss, e é do caralho !Acho que eles tiveram a mesma brisa que eu tive no "praco-praco-pum" da Strutter, no primeiro disco. Num "sábado às nove da noite", o cara toma banho, dá tchau pra mãe que tá jantando e ouvindo desgraça na rádio, pega a chave do carro e vai dar um rolê. Muda de estação e começa a cantar junto o som, tá curtindo a vibe no caminho pra Detroit, a cidade do rock! Acordes poderosos, explosões, brilho e fogos de artifício, e ele atrasado pra pegar o "show da meia-noite". Vai a 152 km/h (ou "95" milhas), mas ainda assim "lento demais", quando de repente dá de frente com um caminhão e "sabe que vai morrer", e Bob mostra a que veio, enfiando na faixa o próprio som da trombada! Até vejo os muleks na época, babando, "Carai...." Fica a mensagem, já em 1976, pra evitar o excesso de velocidade (e outros hábitos: "primeiro eu bebo, depois eu fumo, e ligo o carro"), pois o acidente foi real. Sim, exatamente o acidente que é noticiado na rádio, no começo da faixa (texto exato nos comentários). Ocorre que a vítima daquele acidente, aquele cara, era um do Kiss, e estava indo para um show deles. Isso jamais passaria em brancas nuvens... :'-) 

"King of the Night Time World" (Paul, Kim Fowley, Mark Anthony, Ezrin)

Dos escombros da batida, erguem-se novamente os instrumentos e a música. É o rei da vida noturna, da "cidade grande e da diversão à meia-noite", rolês de carro com sua garota, "a rainha dos faróis dianteiros" (estariam ~acesos~? Tem quem veja novamente referências a fellatio aqui), em oposição a uma vida aborrecida de escola e deveres domésticos para com os pais. Na primeira estrofe, estranhamente, depois da intro o baixo some...

"God of Thunder" (Paul)

A música é do Paul, e originalmente era pra ele cantar, mas Bob passou o momento e os vocais pro Gene (pra desgosto de Paul... reza a lenda que depois surgiu uma rixa entre ele e Gene por causa dessa música). Harmonia bem mais pesada e lenta, totalmente no baixo. Uma respiração monstruosa ao fundo. Anunciado por um acólito infantil (que na verdade é David Ezrin, filho do Bob, fazendo barulhinhos com um walkie-talkie), o Demônio abre as asas, e com seu baixo (que com os anos se transformaria num baixo-machado) se apresenta como o "senhor das terras selvagens, um moderno homem de aço, filho dos deuses e criado por demônios", comandando você mulher, bonita e virgem, a entregar seu corpo e alma. (principalmente o corpo...) Tem quem veja pedofilia naquelas crianças gritando ao redor do Demônio -- eu pessoalmente acho muito improvável que Gene tenha interesse em crianças, no meio de tanta mulher (mais de 5 mil em 30 anos, segundo ele mesmo), e mesmo nesse caso, mais improvável ainda que a banda fosse colocar mensagens secretas a esse respeito nas letras. Nos shows, é neste momento que Gene faz seu número de cuspir sangue. (Em algum ponto deste post há um link secreto, para você que gosta dessa parte, com mais meia hora de sangue.)

PS: pra quem não sabe, walkie-talkie é uma espécie de "proto-celular" que funcionava só entre duas pessoas, muito usado em guerras, e que virou brinquedo nos anos 80 e 90.

"Great Expectations" (Gene, Bob)

E na sequência, uma entrada orquestral, um clima bem mais angelical e do bem. Outra cortesia do Bob, colocando a Filarmônica de Nova York e o coro de crianças, com as guitarras distorcidas lá no fundo. Mas não se engane: Gene usa tudo isso só pra mostrar que sabe muito bem o que se passa na cabeça da mulherada quando o vê: "elas vêem o que sua boca, língua e dedos podem fazer", e alimentam suas "grandes expectativas" de serem as "únicas" ao lado do Deus do Trovão...

"Flaming Youth" (Ace, Paul, Gene, Ezrin)

Outro hit do disco. Paul, até meio sem graça depois de tanta testosterona que exala do Demônio, canta um hino à juventude. Não é autobiográfica, pois os pais de Paul, assim como dos demais, nunca se opuseram às suas ambições artísticas. Mas muitos jovens se identificam com os versos "Meus pais pensam que sou louco / odeiam o que eu faço / se ao menos soubessem / que a juventude flamejante vai tocar fogo no mundo"! Subida legal da harmonia no refrão, conforme a bandeira vai cada vez "mais, mais, mais alto"! Tem quem veja uma referência aos gays: "flaming youth" seria a comunidade gay, com sua bandeira indo cada vez mais alto (ou no caso, o ~mastro~) e saindo do armário em "break out my cage", etc.

"Sweet Pain" (Gene)

Mas Gene ainda tem muito hormônio pra gastar. "Vou lhe mostrar o amor de um jeito diferente... você vai achar gostoso, vai sim". Sadomasoquismo? Ou apenas ~dimensões avantajadas~? Em todo caso, "a dor tem sua razão de ser, você vai aprender a me amar e à minha doce dor".

"Shout It Out Loud" (Paul, Gene, Ezrin)

Mais um hit, não só do disco, mas uma das músicas-símbolo do Kiss. Uma banda que preza e prega o rock & roll festivo faz seu hino à festa: junte todo mundo, apague as luzes, deixe o volume no último e bote pra quebrar, com muito agito e pegação! (ok, exagerei nos lugares-comuns, mas é isso, não adianta)

"Beth" (Peter, Stan Penridge, Ezrin)

Finalmente uma composição do Peter Criss. Agora pára tudo, momento romântico. Cama harmônica, piano, orquestrinha, aquele som bem de balada, bem bonitinho mesmo. O baterista sai lá de trás e vem pra frente do palco. E explica longamente para a namorada que não pode voltar pra casa, pois está com os garotos, "procurando pelo som". A música foi escrita por Peter e seu colega Stan Penridge, nos velhos tempos da Chelsea, antes mesmo do Kiss, e foi feita para a Becky, a namorada de outro colega da banda, que vivia ligando durante os ensaios. Aí depois mudaram pra "Beth", e até hoje é hit inconfundível. Mesmo sendo do coitado do Peter, que sempre ficava de canto, só obedecendo os chefes Gene e Paul...

"Do You Love Me?" (Paul, Fowley, Ezrin)

A pergunta se repete por toda a música: "você me ama? De verdade?" Né, porque né... você gosta de tudo em mim: minha "limusine", meus "cartões de crédito", minha "guitarra elétrica", meu... "~salto~" de 17 centímetros ("sete polegadas")... mas ainda não tenho certeza.

"Rock and Roll Party" (Gene, Paul, Ezrin)

Faixa "secreta" nos últimos segundos do disco. Bob Ezrin junta toda a orquestração que colocou ao longo do disco, efeitos especiais, aplica um tremendo eco na voz de Paul, como uma espécie de "opinião" da banda a respeito de tudo o que passaram até ali: "Vou te dizer como é... parece que temos uma festa só nossa.... uma festa rock & roll...."

Mais infos sobre o disco, aqui. E quem não encontrar nas boas casas do ramo pode quebrar o galho nas boas casas do ramo:



E é isso.


2 comentários:

  1. O rádio, no começo do disco, diz o seguinte:

    "...congressional reports. President Ford says that he's disappointed with Congress's performance. In Detroit, a Pontiac, Michigan youth was reported dead at the scene of a head-on collision on Grand Avenue this morning. The youth was reportedly driving on the wrong side of the boulevard when he struck a delivery truck and was catapulted through the windshield of his car. The driver of the truck is reported to be uninjured. The identities of both men are being withheld by local police. County legislatives today are expected to rally to the aid of striking longshoremen in hopes of ending the 9 month deadlock..."

    Quando começa a música, ele vai acompanhando a letra:

    "...and roll all nite and party every day
    I wanna rock and roll all nite and party every day..."

    ResponderExcluir
  2. Adorei relembrar do Walkie Talkie! rsrrsrs
    Ainda tô procurando o link secreto com meia hora de sangue =/

    ResponderExcluir