quinta-feira, 3 de julho de 2014

Kiss 3 - Dressed to Kill (1975)

Oi, eu sou o Salinas! Em 1975 o Kiss ainda buscava seu lugar ao sol, quando tentou lançar um terceiro disco, meses após Hotter Than Hell. A coisa continuava feia, inclusive para a gravadora Casablanca Records, que apostava todas as (poucas) fichas no Kiss, entre outros artistas. Para se ter ideia, eles não podiam contratar um produtor para o disco e o próprio presidente Neil Bogart assumiu a tarefa.

Nem pra foto da capa eles podiam gastar. A pindaíba era tanta que as roupas eram todas emprestadas (exceto Peter, o único que tinha um terno e gravata). No caso de Gene, não encontraram ninguém que tivesse roupas do tamanho dele, aí foi pra foto apertado mesmo. E usando TAMANCOS!! (Perto disso, um baixista usando calça fusô não é nada, rs... ok gente, piada interna do blog). E pra locação também, nada de luxo... foi na rua mesmo, lá em Nova York. O lugar virou hype e até hoje vai nego lá tirar foto, igual a escadaria da Filadélfia que o Rocky tornou famosa.

O som segue o que eles já vinham fazendo: Paul sempre apaixonado e às voltas com as garotas, Gene sempre putão e às voltas com as garotas. Recortado por solos bacanosos do Ace, e até algumas tacadinhas do Peter.

"Room Service" (Paul)

Entrada com o pé na porta! Linha de baixo matadora carregando a levada clássica que eu chamo de Kissística. Mesmo naquela dureza toda, sem grana, a vida fodida de tocar por aí sempre tinha seus bons momentos. Em qualquer hotel de beira de estrada, qualquer coisa era motivo: um lugar vazio e tedioso, ou um avião demorando umas horas a mais. Por exemplo, para um serviço de quarto. Para Paul, esse serviço às vezes incluía não só a comida, mas também... a própria atendente.

"Two Timer" (Gene)

Batida mais arrastada, Gene segurando a harmonia no baixo. Gene tá com uma mina que diz adorá-lo, e ele também é só elogios pra ela. Mas ele sabe que ela curte fazer as coisas "duas vezes": dois rolês, dois namorados...

"Ladies in Waiting" (Gene)

O bom e velho Gene nos seus tempos de ~comedor~ insaciável. Até numa simples ida ao mercado, ele ia ao açougue e a moça atendendo lhe mostrava os cortes de carne, mas ele tem pouco interesse nas ofertas...

"Getaway" (Ace)

Quando Ace aparece não tem jeito... é levada Kissística na veia, pode levantar e começar a pular! Puta solo, dizer menos que isso é sacanagem. Peter assumiu os vocais, e tá na pegada também. Descontente na cidade onde mora, juntando coragem pra ir embora e buscar seu destino.

"Rock Bottom" (Paul, Ace)

Uma inesperada entrada só no violão dá aquele clima mais intimista. Tem quem diga que foi só pra encher disco, já que nessa levadinha vai aí quase 2 minutos... Paul tá triste com sua garota. Ela não o trata bem e o deixa no "fundo do poço". A coisa tá feia...

"C'mon and Love Me" (Paul)

O primeiro hit do disco. Solinho do Ace esmerilhando. Essa vai pras milhares de groupies do Kiss que acompanham a banda e dão aquele ~apoio moral~ onde eles estiverem, e quando vêem a foto do Paul pensam, "é este que eu vou pegar".

"Anything for My Baby" (Paul)

Declaraçãozinha de amor estilo Kiss. Baixão daora no refrão. Paul apaixonado faz "qualquer coisa" pela sua garota.

"She" (Gene, Stephen Coronel)

Outro hit do disco, lá dos tempos da Wicked Lester. Guitarra na entrada num riff quase progressivo. Gene novamente referindo-se ao fellatio: "I know she's goin' down, goin' (...) Doin' well for others" (ela vai descendo, descendo, fazendo direitinho pros outros).

"Love Her All I Can" (Paul)

Paul corta o barato do Gene putanheiro e manda na sequência outra declaraçãozinha de amor estilo Kiss. Levada bem roqueira e urbana, baixo subindo na harmonia. Paul tá na pegada mesmo com essa mina "fácil de agradar": fica pensando nela, "tentando entender o que a faz contente ou triste".

"Rock and Roll All Nite" (Gene, Paul)

Um dos maiores clássicos da levada Kissística e de toda a obra do Kiss. Praticamente não tem quem não conheça aquela entrada na bateria, os acordes de guitarra, o feedback do Gene sobre o que sente com a plateia alucinada lá embaixo, e claro, o refrão se repetindo no fade out, "Rock & Roll a noite inteira, e festa todo dia"!

Mais infos sobre o disco, aqui (inglês). E quem não encontrar no Youtube pode quebrar o galho nas boas casas do ramo:



E é isso!


Um comentário: