terça-feira, 21 de outubro de 2014

Eminem 2 - Slim Shady EP (1997)

Opa eaí tudo bom? Voltamos a dar sequencia com as resenhas dos incríveis discos do Eminem e o disco que será feita a resenha de hoje é o EP "Slim Shady EP"


Depois do fracasso de Infinite, Em' ficou na fossa. Sem dinheiro e sem nada no desespero tentou se matar engolindo várias pilulas para dormir. Com ajuda de familiares e a a motivação que ainda deveria viver pela sua filha, voltou a tentar viver novamente. Nesse meio tempo, o seu grupo, a D12 era recém formado, como diz o nome "Dirty Dozen" era para ser 12 Mc's, como se fosse uma parada meio Wu Tang Clan de Detroit. Como eles só arranjaram 6, resolveram que cada um deveria criar um nome diferente, um alias para assim dar 12. Depois de muito pensar e um dia esporádico enquanto estava cagando (história verdadeira) o nome "Slim Shady" surgiu em sua cabeça. Automaticamente pensou em toneladas de coisas que poderiam rimar com isso, e assim o seu alter ego foi se formando lentamente na cabeça e as músicas começaram a aparecer. Como já estava falido sem poder sem comprar fraldas pra filha e trabalhando num restaurante, ele dizia para amigos e os produtores do EP "Vou escrever as coisas mais bizarras que você vai conseguir imaginar, foda-se, se isso não der certo, eu vou desistir, eu tenho que sair fora, tenho quase 25 anos e tenho uma filha, eu tenho que fazer alguma coisa" Finalmente achara uma saída para toda sua frustração e raiva, finalmente havia uma saída pra dizer tudo aquilo que pensava e sentia através de uma maneira sombria e com humor negro. Finalmente Marshall tinha se encontrado musicalmente.

Bem provável que seja o Photoshoot pro EP. Detroit 1997.


Lançado pela Web Entertainment, o mesmo selo do anterior, dos Bass Brothers, é lançado em Dezembro de 1997, com produção do Mr.Porter da D12 de novo, dos Bass Brothers, DJ Rec e o DJ Head que era o DJ dele até 2001.

O EP abre com a Intro (Slim Shady) que apresenta a dupla personalidade e o personagem sombrio, é simplesmente uma skit, aonde Slim Shady diz "Emineeem, lembra de mim? Olha no espelho!" " Ah não...Eu te matei!" responde Em'. E o dialogo vai crescendo até que explode e pode se ouvir um soco e um espelho quebrando, que é a capa do EP no caso. (Foi lá voltar pra ver né?)

O EP continua imediatamente para a linda e uma das favoritas Low Down, Dirty onde Em' mostra que ele e Slim Shady são a mesma pessoa. Essa música abre com o refrão "Eu sou underground e sujo, e se você ouvir um homem que soa como eu, bate nele e pergunta daonde ele tirou aquelas rimas" automaticamente pode se reparar uma mudança totalmente brusca no jeito que ele se porta nas músicas. Uma das primeiras linhas já expressando o seu lado pessoal, a primeira vitima foi sua mãe: 
"O médico bateu na minha mãe 'vadia você tem um filho doente'" já mostra a sua infância abusiva e sórdida. O resto da música fala sobre a cena hiphop e a música é mergulhada em violência expressando toda a sua raiva guardada. Além de jogos de palavras e trocentas multissilábicas incrivelmente fodas que ele curte mandar. Last but not least a produção do Mr. Porter com o Kuniva (outro integrante da D12) ficou incrível. O sample do Redman e do Biggie encaixaram certinho, o nível da produção aumenta bastante nesse EP ao contrario do Infinite que é algo unilateral. 
If I Had é um troço muito bonito. Triste, e bonito ao mesmo tempo. If I Had é uma música que fala sobre a vida, basicamente. É uma síntese do que é a vida, pra ele, naquela época. Ele abre com um texto acompanhado com uma bela instrumental serena com um sample muito bem produzido. Ele recita o texto inteiro até começar a rimar, e todas as linhas começam com " I'm tired..." (Estou cansado) e a música inteira é uma lista das coisas que ele já tá de saco cheio. No refrão ele diz " Se eu tivesse 1 milhão de dolares, eu abria uma cervejaria e tornaria o planeta inteiro alcoolatra, se eu tivesse uma varinha mágica, faria o mundo inteiro chupar meu pau sem camisinha quando eu quisesse, se eu tivesse 1 milhão de dolares, ainda não seria suficiente ainda estaria roubando caminhões" é uma vibe bem foda-se a vida, e é incrível como ele mantem o padrão tão bem, são quase 100 barras começando com "Eu estou cansado de..." Acredita em mim quando eu tinha 13 anos tentei fazer algo parecido é quase impossível. Nem preciso reinterar que o DJ Rec mitou demais nessa produção.

E agora a clássica, a melhor, a que faz eu bater cabeça sozinho e que até hoje é clássico Just Don't Give A Fuck a música que tornou o seu lema durante um tempo e a música que foi a primeira que o Em' fez um videoclipe, inclusive um clipe independente. Ela é uma grandíssima vingança ao seu passado e presente extremamente violenta e o seu grande foda-se ao mundo pra quem não acredita nele ou fala mentiras nas suas costas, afinal ele já tá na bosta então não tem nada a perder. O Bass Brothers com a sua produção fora de série deixaram a música muito foda, os teclados dela não tem nem que comentar. Essa música (assim como If I Had e outras que citarei) foram regravadas ou remasterizadas no The Slim Shady LP depois que o Em' assina contrato, mas como todo fã chupa rola eu prefiro as versões do EP porque são bem mais roots pra mim. O clipe não faz o menor sentido, filmado em Pb e com uns efeitos bem bosta torna tudo muito mais engraçado e underground, se liga:



O disco continua com a skit Mommy e emenda para a "Just Two Of Us" que no The Slim Shady LP
elas são emendadas e mudadas de titulo para "97 Bonnie & Clyde". A skit pode se ouvir algo arrastando na grama e um porta mala fechando. No caso, é imitando uma situação aonde o Em' mata sua própria mulher e mãe de sua filha e coloca no porta mala do carro. A música é uma narração/conversa com a filha, onde eles vão dirigindo até o pier e jogar o corpo dela de lá, o interessante, é que ele rima até com falas de bebê, como se ele realmente tivesse falando com a filha "Take a night-night? Nan-a-boo, goo-goo ga-ga? Her make goo-goo ca-ca? Da-da change your dia-dee"
E também pode ouvir alguns chorinhos e gemidos e barulhos de brinquedo da própria Hailie na música, para gravar isso, ele mentiu pra Kim (mulher dele) falando que ia levar ela em um restaurante. Essa situação hipotética que mostra o ódio pela mulher e o amor pela filha é retratado na capa do primeiro álbum:

Essa música é uma das coisas mais criativas de todas, talvez uma das que fez ele assinar contrato, porque ela tem um clima muito suave por ser quase uma canção de ninar para Hailie mas ao mesmo tempo muito sombria por falar de assassinato (e omição de corpo haha) "Isso no pescoço da mamãe é só um arranhãozinho, não dói" - "Me ajude aqui filha, no contar de 3. 1,2,3 weee , lá vai a mamãe caindo na agua, sem mais briga com o papai, dá tchauzinho e diz que ama ela"
Muito foda.

No One Iller é a tipica cypher de Mc's com os rappers da D12 pra mostrar as suas habilidades liricas, todos os versos acabam com "(nome da pessoa) e ninguem é melhor do que eu" em contexto de hiphop é foda, todo mundo tá quebrando tudo e é muito roots a musica. A instrumental também é sem comentários.

A sangrenta Murder, Murder finaliza o EP com todo o ódio que o Em' pode ter do mundo por não ter dinheiro "See I'm a nice man but money turned me to Satan, I'm thirsty for this green so bad I'm dehydratin"
E até fantasia com ele quebrando algumas lojas e roubando coisas, inclusive um Nintendo 64, interessante porque era a época do videogame mesmo.

Essa porra dessa fita é uma das coisas mais underground, raiz, suja e cheia de ódio e frustração mas mesmo assim com um tom audível e catchy (assim como tudo que o Em' faz) que eu já vi na vida Num dos períodos mais difíceis da vida dele fez isso da forma mais sincera possível e deu certo. Dr. Dre (grupo N.W.A dos anos 80, e um dos melhores rappers e o melhor produtor de hip hop de todos os tempos) ouviu depois que Em' tinha ido pra LA disputar uma batalha de MC's, e recebendo a ligação, conseguiu o contrato com a Aftermath Records, na semana seguinte, estavam produzindo o The Slim Shady LP, onde tudo mudaria.

Tá aqui pra quem quiser ouvir:



Até o próximo post!

PS: Para quem se interessar de ver como o Em' era muito sujo e raiz aqui está uma apresentação da época, ele tá com tanta fome no mic que faz ser uma das minhas preferidas (só musicas do EP):

Nenhum comentário:

Postar um comentário